OBJETIVOS:
- Conhecer as várias profissões, suas áreas de atuações e a importância para a sociedade;
- Representar por meio de desenhos algumas profissões;
- Realizar entrevistas sobre o tema;
- Comparar algumas profissões do passado com as atuais.
DESENVOLVIMENTO:
Professor
organize a turma em roda de conversa e proponha algumas brincadeiras sobre
profissões. Sugerimos:
- Assentados em roda, motive os alunos para a brincadeira. Professor diga: "Estou pensando em alguém que faz pão". Os alunos tentam adivinhar e dizer o nome da profissão. Quando alguém acertar, deverá escrever na lousa o nome da profissão. Realizar a escrita coletiva no quadro.
O jogo
continua, com o aluno seguinte, na roda. Sugestões: conserta
sapatos, faz comida...
Professor, faça a leitura do poema abaixo:
TEATRO DAS PROFISSÕES
Eu sou um serralheiro,
Trabalho o dia inteiro,
Gosto
muito do que faço,
Trabalho
com solda e aço...
Eu sou um bombeiro,
Tenho ambulância e carros pipas,
E sempre chego primeiro,
Combatendo o fogo e salvando vidas...
Eu sou um engenheiro,
E construo a cidades,
Projeto prédios inteiros,
Escolas, casas e maternidades...
Eu sou a médica,
Cuido dos doentes e machucados,
Dou remédios na dose certa,
Para que todos fiquem curados...
Eu sou a costureira,
Trabalho com linha e panos de algodão,
Faço roupa nova e faceira,
Mas também remendo furos, e prego
botão...
Eu sou o marceneiro,
Faço moveis de todos os lugares,
Cozinha, sala, quarto e banheiro
Preenchendo todos os lares...
Eu sou o motorista,
E levo coisas que você ainda não viu,
No caminhão carga, no ônibus o
turista,
Viajando pelas estradas do Brasil...
Eu sou a dentista,
E cuido bem do seu sorriso,
Cárie não aparece na minha vista,
Pois para tirá-la, faço o que for preciso...
Eu sou o eletricista,
Trabalho com eletricidade,
Levo luz para que precisa,
Em qualquer lugar da cidade...
Eu sou a enfermeira,
E cuido dos dodóis dos doentes,
E dou vacinas certeiras,
Nos bumbuns de todas as gentes...
Eu sou o policial,
E patrulho todas as ruas,
Dia e noite, para mim é normal,
Para garantir a segurança sua...
Eu sou a professora,
Ensino matemática e ABC,
Para que tenhas uma vida promissora,
E assim, inteligente crescer...
Em seguida, converse com os alunos sobre as
profissões retratadas no poema.
- Vocês conhecem todas as profissões que estão no poema?
- Alguém na família de vocês tem alguma profissão do poema? Quem? Qual profissão?
- Com qual profissão cada um de vocês se identifica?
- Quem já pensou na profissão que vai ter no futuro?
Bombeiro, dentista, criador de abelhas, artista de circo, desenhista de história, médico... Qual profissão vocês gostariam de ter?
Professor, nesse momento, disponibilize folhas de papel branco e peça aos alunos que se imaginem exercendo a profissão pensada por eles.
Depois, monte um varal na sala de aula com os desenhos da turma.
Professor, é importante que os alunos entendam que
o trabalho faz parte da vida das pessoas desde os tempos mais remotos. Por meio
do trabalho, os primeiros grupos humanos já transformavam elementos da natureza
em alimentos, ferramentas, roupas, utensílios e moradias. Ao longo da história,
muita coisa mudou e continua mudando no mundo do trabalho e das atividades
humanas.
Ao
finalizar este momento peça que os alunos digam sua/s opinião/ões sobre o que
viram e/ou sentiram. Caso a escola não tenha esse espaço, leve para a
sala de aula recortes de revistas e ou jornais contendo essas imagens. Exemplo:
Fábrica de automóveis de antigamente e de agora. (Enfatizar que antes existiam muitos empregos e hoje as máquinas fazem todo o trabalho realizado antes por pessoas).
Fazer a seguinte reflexão:
·
As máquinas mudaram a vida das pessoas e modo de
trabalhar? De que maneira isso ocorreu? Dê alguns exemplos.
Explique para as crianças que além da família, dos
professores, dos funcionários da escola e dos amigos e conhecidos, muitas
outras pessoas participam de nossa vida por meio de seu trabalho. O trabalho é
fundamental para a continuidade da vida e da sociedade.
ATIVIDADES DE REGISTRO
1 - Analisando as profissões que você observou, responda:
·
De que forma cada um desses profissionais participa
de sua vida?
·
Você conhece alguém que trabalha em alguma dessas
profissões? Quem?
·
Quais desses profissionais você costuma ver na rua
onde você mora ou na vizinhança?
Professor, lembre aos alunos que é preciso respeitar o trabalho de todos
os profissionais. Comente também que muitas pessoas não trabalham porque não
conseguem emprego. O desemprego é um grave problema social tanto no Brasil como
em outros países. Aproveite a oportunidade para ouvir as hipóteses
dos alunos sobre as afirmações feitas por você.
2 – Imagine que você é um dos profissionais que
aparecem nas imagens. Descreva no caderno um dia de trabalho em sua profissão.
Professor, se preferir, peça para os alunos descreverem um dia de trabalho em
sua própria profissão que é de estudante. Você também poderá pedir que os alunos
registrem as atividades que realizam em suas casa para ajudar a família. Por
exemplo, arrumar a cama, guardar os materiais escolares, colocar os sapatos em
locais adequados, dentre outros.
PARA CASA
Entreviste um profissional de sua família sobre a profissão que exerce.
Você poderá gravar, ou registrar as repostas em seu caderno. (peça ao entrevistado
para registrar caso o aluno não saiba realizar o registro ainda). Sugerimos o
roteiro abaixo:
Roteiro da entrevista
·
Qual é o seu nome?
·
Qual é a sua idade?
·
Qual é o seu grau de parentesco com o
entrevistador?
·
Qual é a sua profissão?
·
Há quanto tempo você trabalha nessa profissão?
·
Por que escolheu esse trabalho?
·
O que fez para ter essa profissão?
·
Do que você mais gosta no seu trabalho?
·
O que é mais difícil em seu trabalho?
·
Qual a importância do seu trabalho?
·
Como é o seu local de trabalho?
·
Necessita de algum instrumento para realizar seu
trabalho? Qual?
·
Como você resolve as dificuldades do dia-a-dia?
·
Para a sua vida profissional, seria importante continuar
estudando? Por quê?
·
Você faz algum outro trabalho? Qual?
·
O que você gosta de fazer nas horas de lazer?
Professor, com os dados da entrevista, converse com os alunos
sobre as seguintes questões:
·
Qual atividade ou profissão é realizada por mais de
três entrevistados?
·
Vocês concordam que toda profissão é importante
para a sociedade? Por quê?
·
Vocês acham que estudar é importante para uma
pessoa exercer uma profissão? Justifiquem.
Enquanto uns dormem, outros trabalham...
Enquanto a Terra gira, dando origem aos dias e às noites, as pessoas
dormem, trabalham, estudam, cada um cumprindo uma rotina composta de diferentes
atividades. Enquanto você dorme ou está na escola, por exemplo, inúmeras
atividades acontecem. Muitas pessoas estão trabalhando.
Oralidade:
1 – O que cada pessoa de sua família faz quando você está na escola?
PAI
|
MÃE
|
IRMÃO
|
2 – Alguém de sua família trabalha à noite enquanto você dorme? Quem?
Qual profissão realiza?
3 – O que acontece na cidade enquanto você dorme?
Avaliação
Professor,
é de suma importância observar se as crianças estão participando e realizando
as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de
registros individuais as facilidades e dificuldades da turma com relação ao
entendimento das profissões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário