domingo, 16 de abril de 2017

DIFERENTES PROFISSÕES



OBJETIVOS:
  • Conhecer as várias profissões, suas áreas de atuações e a importância para a sociedade;
  • Representar por meio de desenhos algumas profissões;
  • Realizar entrevistas sobre o tema;
  • Comparar algumas profissões do passado com as atuais.
DESENVOLVIMENTO:
Professor organize a turma em roda de conversa e proponha algumas brincadeiras sobre profissões. Sugerimos:
  • Assentados em roda, motive os alunos para a brincadeira. Professor diga: "Estou pensando em alguém que faz pão". Os alunos tentam adivinhar e dizer o nome da profissão. Quando alguém acertar, deverá escrever na lousa o nome da profissão. Realizar a escrita coletiva no quadro.
O jogo continua, com o aluno seguinte,  na roda. Sugestões: conserta sapatos, faz comida...  
Professor,  faça a leitura do poema abaixo:

TEATRO DAS PROFISSÕES


Eu sou um serralheiro,
Trabalho o dia inteiro,
      Gosto muito do que faço,
        Trabalho com solda e aço...
Eu sou um bombeiro,
Tenho ambulância e carros pipas,
E sempre chego primeiro,
Combatendo o fogo e salvando vidas...
Eu sou um engenheiro,
E construo a cidades,
 Projeto prédios inteiros,
Escolas, casas e maternidades...
Eu sou a médica,
Cuido dos doentes e machucados,
Dou remédios na dose certa,
 Para que todos fiquem curados...
Eu sou a costureira,
Trabalho com linha e panos de algodão,
Faço roupa nova e faceira,
Mas também remendo furos, e prego botão...
Eu sou o marceneiro,
Faço moveis de todos os lugares,
Cozinha, sala, quarto e banheiro
 Preenchendo todos os lares...
Eu sou o motorista,
E levo coisas que você ainda não viu,
 No caminhão carga, no ônibus o turista,
Viajando pelas estradas do Brasil...
Eu sou a dentista,
E cuido bem do seu sorriso,
Cárie não aparece na minha vista,
 Pois para tirá-la, faço o que for preciso...
Eu sou o eletricista,
Trabalho com eletricidade,
 Levo luz para que precisa,
Em qualquer lugar da cidade...
Eu sou a enfermeira,
E cuido dos dodóis dos doentes,
E dou vacinas certeiras,
 Nos  bumbuns de todas as gentes...
Eu sou o policial,
E patrulho todas as ruas,
Dia e noite, para mim é normal,
Para garantir a segurança sua...
Eu sou a professora,
Ensino matemática e ABC,
Para que tenhas uma vida promissora,
E assim, inteligente crescer...



Em seguida, converse com os alunos sobre as profissões retratadas no poema.
  • Vocês conhecem todas as profissões que estão no poema?
  • Alguém na família de vocês tem alguma profissão do poema? Quem? Qual profissão?
  • Com qual profissão cada um de vocês se identifica?
  • Quem já pensou na profissão que vai ter no futuro?

Bombeiro, dentista, criador de abelhas, artista de circo, desenhista de história, médico... Qual profissão vocês gostariam de ter?

Professor, nesse momento, disponibilize folhas de papel branco e peça aos alunos que se imaginem exercendo a profissão pensada por eles.   

Depois, monte um varal na sala de aula com os desenhos da turma.

Professor, é importante que os alunos entendam que o trabalho faz parte da vida das pessoas desde os tempos mais remotos. Por meio do trabalho, os primeiros grupos humanos já transformavam elementos da natureza em alimentos, ferramentas, roupas, utensílios e moradias. Ao longo da história, muita coisa mudou e continua mudando no mundo do trabalho e das atividades humanas.
Ao finalizar este momento peça que os alunos digam sua/s opinião/ões sobre o que viram e/ou sentiram.  Caso a escola não tenha esse espaço, leve para a sala de aula recortes de revistas e ou jornais contendo essas imagens. Exemplo:
                            
Fábrica de automóveis de antigamente e de agora. (Enfatizar que antes existiam muitos empregos e hoje as máquinas fazem todo o trabalho realizado antes por pessoas).

Fazer a seguinte reflexão:
·       As máquinas mudaram a vida das pessoas e modo de trabalhar? De que maneira isso ocorreu? Dê alguns exemplos. 

Explique para as crianças que além da família, dos professores, dos funcionários da escola e dos amigos e conhecidos, muitas outras pessoas participam de nossa vida por meio de seu trabalho. O trabalho é fundamental para a continuidade da vida e da sociedade.




ATIVIDADES DE REGISTRO
1 - Analisando as profissões que você observou, responda:
·         De que forma cada um desses profissionais participa de sua vida?
·         Você conhece alguém que trabalha em alguma dessas profissões? Quem?
·         Quais desses profissionais você costuma ver na rua onde você mora ou na vizinhança?
Professor, lembre aos alunos que é preciso respeitar o trabalho de todos os profissionais. Comente também que muitas pessoas não trabalham porque não conseguem emprego. O desemprego é um grave problema social tanto no Brasil como em outros países. Aproveite a  oportunidade para ouvir as hipóteses dos alunos sobre as afirmações feitas por você.
2 – Imagine que você é um dos profissionais que aparecem nas imagens. Descreva no caderno um dia de trabalho em sua profissão. Professor, se preferir, peça para os alunos descreverem um dia de trabalho em sua própria profissão que é de estudante. Você também poderá pedir que os alunos registrem as atividades que realizam em suas casa para ajudar a família. Por exemplo, arrumar a cama, guardar os materiais escolares, colocar os sapatos em locais adequados, dentre outros.

PARA CASA   
Entreviste um profissional de sua família sobre a profissão que exerce. Você poderá gravar, ou registrar as repostas em seu caderno. (peça ao entrevistado para registrar caso o aluno não saiba realizar o registro ainda). Sugerimos o roteiro abaixo:  

Roteiro da entrevista
·         Qual é o seu nome?
·         Qual é a sua idade?
·         Qual é o seu grau de parentesco com o entrevistador?
·         Qual é a sua profissão?
·         Há quanto tempo você trabalha nessa profissão?
·         Por que escolheu esse trabalho?
·         O que fez para ter essa profissão?
·         Do que você mais gosta no seu trabalho?
·         O que é mais difícil em seu trabalho?
·         Qual a importância do seu trabalho?
·         Como é o seu local de trabalho?
·         Necessita de algum instrumento para realizar seu trabalho? Qual?
·         Como você resolve as dificuldades do dia-a-dia?
·         Para a sua vida profissional, seria importante continuar estudando? Por quê?
·         Você faz algum outro trabalho? Qual?
·         O que você gosta de fazer nas horas de lazer?    

Professor, com os dados da entrevista, converse com os alunos  sobre as seguintes questões:
·         Qual atividade ou profissão é realizada por mais de três entrevistados?
·         Vocês concordam que toda profissão é importante para a sociedade? Por quê?
·    Vocês acham que estudar é importante para uma pessoa exercer uma profissão? Justifiquem.

Enquanto uns dormem, outros trabalham...
Enquanto a Terra gira, dando origem aos dias e às noites, as pessoas dormem, trabalham, estudam, cada um cumprindo uma rotina composta de diferentes atividades. Enquanto você dorme ou está na escola, por exemplo, inúmeras atividades acontecem. Muitas pessoas estão trabalhando.
Oralidade:
1 – O que cada pessoa de sua família faz quando você está na escola?  
PAI
MÃE
IRMÃO



2 – Alguém de sua família trabalha à noite enquanto você dorme? Quem? Qual profissão realiza?
3 – O que acontece na cidade enquanto você dorme?

Avaliação
Professor, é de suma importância observar se as crianças estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e dificuldades da turma com relação ao entendimento das profissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário