Objetivos:
·
Pesquisar
sobre os diferentes meios e comunicação;
·
Conhecer
e compreender a utilização dos diferentes meios de comunicação;
·
Expor
meios de comunicação antigos: rádio, toca-discos, celulares analógicos, etc.;
·
Refletir
com os alunos sobre a importância dos meios de comunicação e os benefícios que
eles nos proporcionam.
·
Desenvolver
habilidades de escrita na elaboração de frases.
Recursos / Esratégias:
·
Textos
informativos demonstrando a importância dos meios de comunicação.
·
Manuseio
de jornais e revistas.
·
Exposição
de mural com gravuras.
·
Filme:”Procurando
Nemo”.
·
Aplicação
real da matemática em relação aos meios de comunicação / número do próprio
telefone.
·
Noção
de tempo: ontem, hoje, horas,etc.
Problematização:
Professor,
verifique o que os alunos conhecem sobre os meios de comunicação. Isto poderá
ser feito com os seguintes questionamentos:
·
O que são
meios de comunicação?
·
Será que
em outros tempos os meios de comunicação eram diferentes?
·
Como será
que os homens das cavernas se comunicavam?
·
Qual/is
o/s meio/s de comunicação que seus pais e avós utilizava/m com mais frequência
quando tinha a mesma idade que você tem hoje?
·
Pergunte
a seus familiares se alguém tem alguma história sobre cartas ou bilhetes para
contar.
Faça uma
investigação inicial com as crianças a partir do seguinte texto:
Você sabe o que são meios de comunicação?
Os meios
de comunicação são instrumentos que nos auxiliam a receber ou transmitir
informação. Dessa maneira, eles nos ajudam a nos comunicar um com o outro. Por
exemplo: nosso tio mora em outra cidade, mas graças ao telefone conseguimos
conversar com ele. Existem diversos meios de comunicação como, por exemplo, o
telefone, a televisão, o rádio e o jornal. É graças ao avanço da tecnologia que
cada vez mais os meios de comunicação permitem que nos comuniquemos com pessoas
em maiores distâncias no menor espaço de tempo. Cada meio permite que nos
comuniquemos de uma maneira diferente com o outro.
Por
exemplo: a televisão permite que muitas pessoas vejam a mesma notícia ao mesmo
tempo, ou seja, ela é um meio de comunicação de grande abrangência.
Já o telefone é um meio que permite que poucas pessoas se comuniquem ao mesmo
tempo, o mais comum é que duas pessoas falem ao telefone. Além disso, os meios
de comunicação são de diferentes tipos: uns são
sonoros, (rádio, telefone, celular), outros visuais, (jornais,
livros, revistas), há ainda os audiovisuais (televisão, cinema) e os de
multimídia, ou seja, diversos meios simultaneamente (internet). A Internet também
nos possibilita comunicar-nos através de vários meios, como o chat, o blog e o
fotolog.
Como podemos nos comunicar? De que forma? Que
instrumentos facilitam a nossa comunicação?
Liste em
um porta-texto as hipóteses das crianças e destaque o uso dos seguintes meios
de comunicação:
- Computador
- Jornal
- Cinema
- Cd /Dvd
- Música
- Telefone e Celular;
- Carta;
- Televisão;
- E-mail (Internet);
- Rádio;
- Revistas e Livros.
Sugestões
Faça uma
dramatização com os alunos, para exercitar o uso do telefone e a linguagem
convencional. Se possível, use telefones de brinquedo ou Telefone antigos, com
disco ou teclas.
Telefone
Sem Fio
Organize
as crianças em fila, de preferência sentados lado a lado;
A primeira
criança da fila inventa uma mensagem e a transmite para a criança seguinte,
falando-lhe baixinho ao ouvido;
A criança
que recebeu a mensagem a transmite da mesma forma para o próximo da fila,
sempre com cuidado para que as outras crianças não escutem;
Quando a
última criança da fila receber a mensagem, dirá para todos os alunos o que
ouviu e também, com a ajuda da professora, fará o registro escrito na lousa da
mensagem recebida. Então a primeira criança dirá qual era a mensagem original e
a escreverá, com a ajuda professora na lousa, para que todos comparem as
mensagens e vejam o que aconteceu.
A última
criança da fila passa agora para o início da fila, reiniciando a brincadeira.
Oriente as crianças sobre a importância de se falar sempre a verdade e de
repassar informações de forma correta.
Recebendo
uma carta e um e-mail
Escreva
uma carta coletiva a partir de uma das mensagens descobertas na brincadeira do
telefone sem fio. Envie esta carta através para a monitora de biblioteca
solicitando alguns gêneros de leitura para as próximas aulas da turma. Aguardar
a resposta da carta e depois fazer a leitura da resposta para todos os alunos.
Notícias
de Telejornal
Proponha
aos alunos uma atividade coletiva. Em casa, eles assistirão a um dos
telejornais e escolherão uma notícia que achem interessante para contar na
classe. Depois, proponha uma montagem de um painel coletivo com os desenhos e
colagens sobre os acontecimentos relatados. Essa atividade deverá ser feita com
a prévia orientação dos pais, para que participem da escolha da notícia e
ajudem as crianças a compreender o que está sendo noticiado, com informações
complementares. No momento do relato, aproveite para estimular a reflexão sobre
o fato noticiado. Faça perguntas como:
·
"Por que
será que isso aconteceu?"
·
"E
agora, o que será que vai acontecer?"
·
"O
que você acha dessa notícia?"
·
"O
que podemos fazer para ajudar?"
Liste as
soluções encontradas pelas crianças para o problema evidenciado no telejornal. No
momento de socialização converse com as crianças sobre o meio de comunicação
utilizado na atividade.
No caderno ou em uma Folha A3:
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NOS DÃO
NOTÍCIAS DE OUTRAS PESSOAS, LUGARES E ACONTECIMENTOS.
Em seguida, distribuir revistas para as crianças
pedindo que procurem os mais diversos meios de comunicação, lembrar da lista
feita anteriormente para montarmos um painel coletivamente.
Distribuir as seguintes folhas xerocadas para cada
criança que, durante sua realização devem ser corrigidas
individualmente e, posteriormente no quadro.
Avaliação
·
Observar
a participação dos alunos durante as atividades propostas.
Analisar a capacidade de produção escrita de cada aluno, observando os avanços e as dificuldades em relação à escrita: ortografia.
Analisar a capacidade de produção escrita de cada aluno, observando os avanços e as dificuldades em relação à escrita: ortografia.
·
Avaliar
se o aluno reconhece os diferentes meios de comunicação existentes, bem
como a sua utilidade.
·
Conhecer a utilidade dos meios de comunicação.
·
Escrever
bilhetes e carta.
Introduzir o Gênero Bilhete.
Retome
com os alunos os diferentes meios de comunicação estudados até agora e
solicitar que agora eles comecem a produzir bilhetes para serem entregues aos
funcionários da escola, apps, conselho escolar, etc...
Nenhum comentário:
Postar um comentário