domingo, 16 de abril de 2017

MEIOS DE COMUNICAÇÃO




Objetivos:
·         Pesquisar sobre os diferentes meios e comunicação;
·         Conhecer e compreender a utilização dos diferentes meios de comunicação;
·         Expor meios de comunicação antigos: rádio, toca-discos, celulares analógicos, etc.;
·         Refletir com os alunos sobre a importância dos meios de comunicação e os benefícios que eles nos proporcionam.
·         Desenvolver habilidades de escrita na elaboração de frases.

Recursos / Esratégias:
·         Textos informativos demonstrando a importância dos meios de comunicação.
·         Manuseio de jornais e revistas.
·         Exposição de mural com gravuras.
·         Filme:”Procurando Nemo”.
·         Aplicação real da matemática em relação aos meios de comunicação / número do próprio telefone.
·         Noção de tempo: ontem, hoje, horas,etc.

Problematização:
Professor, verifique o que os alunos conhecem sobre os meios de comunicação. Isto poderá ser feito com os seguintes questionamentos:
·         O que são meios de comunicação?
·         Será que em outros tempos os meios de comunicação eram diferentes?
·         Como será que os homens das cavernas se comunicavam?
·         Qual/is o/s meio/s de comunicação que seus pais e avós utilizava/m com mais frequência quando tinha a mesma idade que você tem hoje?
·         Pergunte a seus familiares se alguém tem alguma história sobre cartas ou bilhetes para contar.

Faça uma investigação inicial com as crianças a partir do seguinte texto: 

Você sabe o que são meios de comunicação?
Os meios de comunicação são instrumentos que nos auxiliam a receber ou transmitir informação. Dessa maneira, eles nos ajudam a nos comunicar um com o outro. Por exemplo: nosso tio mora em outra cidade, mas graças ao telefone conseguimos conversar com ele. Existem diversos meios de comunicação como, por exemplo, o telefone, a televisão, o rádio e o jornal. É graças ao avanço da tecnologia que cada vez mais os meios de comunicação permitem que nos comuniquemos com pessoas em maiores distâncias no menor espaço de tempo. Cada meio permite que nos comuniquemos de uma maneira diferente com o outro.
Por exemplo: a televisão permite que muitas pessoas vejam a mesma notícia ao mesmo tempo, ou seja, ela é um meio de comunicação de grande abrangência. Já o telefone é um meio que permite que poucas pessoas se comuniquem ao mesmo tempo, o mais comum é que duas pessoas falem ao telefone. Além disso, os meios de comunicação são de diferentes tipos: uns são sonoros,   (rádio, telefone, celular), outros visuais, (jornais, livros, revistas), há ainda os audiovisuais (televisão, cinema) e os de multimídia, ou seja, diversos meios simultaneamente (internet). A Internet também nos possibilita comunicar-nos através de vários meios, como o chat, o blog e o fotolog.

Como podemos nos comunicar? De que forma? Que instrumentos facilitam a nossa comunicação? 

Liste em um porta-texto as hipóteses das crianças e destaque o uso dos seguintes meios de comunicação:
  • Computador
  • Jornal
  • Cinema
  • Cd /Dvd
  • Música
  • Telefone e Celular;
  • Carta;
  • Televisão;
  • E-mail (Internet);
  • Rádio;
  • Revistas e Livros.


Sugestões
Faça uma dramatização com os alunos, para exercitar o uso do telefone e a linguagem convencional. Se possível, use telefones de brinquedo ou Telefone antigos, com disco ou teclas.

Telefone Sem Fio
Organize as crianças em fila, de preferência sentados lado a lado;
A primeira criança da fila inventa uma mensagem e a transmite para a criança seguinte, falando-lhe baixinho ao ouvido;
A criança que recebeu a mensagem a transmite da mesma forma para o próximo da fila, sempre com cuidado para que as outras crianças não escutem;
Quando a última criança da fila receber a mensagem, dirá para todos os alunos o que ouviu e também, com a ajuda da professora, fará o registro escrito na lousa da mensagem recebida. Então a primeira criança dirá qual era a mensagem original e a escreverá, com a ajuda professora na lousa, para que todos comparem as mensagens e vejam o que aconteceu.
A última criança da fila passa agora para o início da fila, reiniciando a brincadeira. Oriente as crianças sobre a importância de se falar sempre a verdade e de repassar informações de forma correta.

Recebendo uma carta e um e-mail
Escreva uma carta coletiva a partir de uma das mensagens descobertas na brincadeira do telefone sem fio. Envie esta carta através para a monitora de biblioteca solicitando alguns gêneros de leitura para as próximas aulas da turma. Aguardar a resposta da carta e depois fazer a leitura da resposta para todos os alunos.

Notícias de Telejornal
Proponha aos alunos uma atividade coletiva. Em casa, eles assistirão a um dos telejornais e escolherão uma notícia que achem interessante para contar na classe. Depois, proponha uma montagem de um painel coletivo com os desenhos e colagens sobre os acontecimentos relatados. Essa atividade deverá ser feita com a prévia orientação dos pais, para que participem da escolha da notícia e ajudem as crianças a compreender o que está sendo noticiado, com informações complementares. No momento do relato, aproveite para estimular a reflexão sobre o fato noticiado. Faça perguntas como:
·         "Por que será que isso aconteceu?"
·         "E agora, o que será que vai acontecer?"
·         "O que você acha dessa notícia?"
·         "O que podemos fazer para ajudar?"
Liste as soluções encontradas pelas crianças para o problema evidenciado no telejornal. No momento de socialização converse com as crianças sobre o meio de comunicação utilizado na atividade.

No caderno ou em uma Folha A3:
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NOS DÃO NOTÍCIAS DE OUTRAS PESSOAS, LUGARES E ACONTECIMENTOS.
Em seguida, distribuir revistas para as crianças pedindo que procurem os mais diversos meios de comunicação, lembrar da lista feita anteriormente para montarmos um painel coletivamente.
Distribuir as seguintes folhas xerocadas para cada criança que, durante sua realização devem ser corrigidas individualmente e, posteriormente no quadro.


Avaliação
·         Observar a participação dos alunos durante as atividades propostas.
Analisar a capacidade de produção escrita de cada aluno, observando os avanços e as dificuldades em relação à escrita: ortografia.
·         Avaliar se o aluno reconhece os diferentes meios de comunicação existentes, bem como a sua utilidade.
·         Conhecer a utilidade dos meios de comunicação.
·         Escrever bilhetes e carta.

Introduzir o Gênero Bilhete.
      Retome com os alunos os diferentes meios de comunicação estudados até agora e solicitar que agora eles comecem a produzir bilhetes para serem entregues aos funcionários da escola, apps, conselho escolar, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário