Justificativa:
A
aprendizagem da linguagem oral e escrita é elemento importante para as crianças
ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas
práticas sociais.
Os meios
de comunicação são veículos importantes que podem ser utilizados como
instrumentos de apoio para desenvolver a oralidade e escrita que
consequentemente irá desenvolver autonomia (oralidade escrita estimulando
nossas crianças).
Por isso
é necessário realizar diferentes atividades como: brincar de correio, telefone
sem fio, carta, bilhete lista de nomes, possibilitando as crianças a se
familiarizarem com os gêneros quando são trabalhadas de forma lúdica e
prazerosa as crianças tendem a aprender.
Ao
trabalhar este conteúdo pretendemos por meio da oralidade e da escrita
mobilizar a escola e todos envolvidos sobre a importância de nos comunicarmos
através da escrita de bilhete.
Objetivos:
- Identificar outras formas de se enviar mensagens
- Diferenciar a linguagem escrita da linguagem falada.
- Participar da produção coletiva de um texto de relevância social: um bilhete com os dados dos colegas.
·
Escrever
bilhetes de acordo com o princípio alfabético
Compreender os usos sociais (e escolares) desse gênero textual.
Compreender os usos sociais (e escolares) desse gênero textual.
·
É
importante reforçar o como escrever, o que escrever, a quem e porque escrever.
·
Codificar
a mensagem.
·
Organizar
a mensagem com sequencia lógica.
·
Empregar convenções
sociais por meio de bilhetes, cartas, cartões e telegramas.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
Atividade
1: Sondagem.
·
Conhecer o que o aluno sabe sobre bilhete.
·
Diagnostico de bilhete: Portfólio
·
Pedir que os alunos escrevam um bilhete para mamãe
do jeito que eles sabem
Atividade
2: Conhecendo
um bilhete e a estrutura de um bilhete convencional.
·
Apresentação
de um bilhete escrito.
·
A professora
deverá fazer a leitura do bilhete.
Questionar:
·
Vocês
conhecem esse tipo de texto?
·
Que tipo
de texto é esse?
·
O que é
um bilhete?
·
Quem de
vocês já escreveu ou recebeu um?
·
Para quem
você já escreveu?
·
Então
hoje iremos analisar este bilhete que esta no papel metro para aprendermos mais
sobre o bilhete.
·
Quem
escreveu?
·
Para quem
ele escreveu?
·
Qual o
assunto do bilhete?
·
Como se
despediram?
O
professor deverá explicar o que é um bilhete e como devemos escrevê-lo.
Bilhete é um tipo de texto cotidiano muito
frequente, empregado em contextos
informais e escrito entre pessoas que possuam um grau de
afetividade.
Em resumo, são textos
comunicativos que contém mensagens
simples, os quais são escritos em pequenos papéis e enviados
para a amiga de escola, irmão, mãe, dentre outros.
Por esse motivo, o
bilhete utiliza uma linguagem despretensiosa, ou seja, a linguagem informal e
coloquial, tendo como principal função a informativa.
Ainda que sua
principal função seja informar alguém sobre algo, os usos dos bilhetes são
muito amplos e podem ser escritos para fazer um convite, relatar um fato,
solicitar ou avisar algo, dentre outros.
Por ser um texto que
apresenta um grau de intimidade entre o emissor (quem escreve) e o receptor
(quem recebe), os bilhetes admitem abreviações, apelidos, repetições, gírias,
vícios de linguagem, e nem sempre estão de acordo com a norma gramatical da
língua. Na maioria das vezes, são assinados pelo autor e possuem a data em que
foram escritos.
Informar
que o bilhete é uma das formas de comunicação mais antigas além de carta
Características do Bilhete
- Textos cotidiano e breves
- Escritos em primeira pessoa
- Linguagem coloquial
- Marcas de oralidade
- Estrutura livre
- Caráter informativo
- Presença de Emissor e Receptor
Elementos do Bilhete
- Destinatário: pessoa a quem se destina o bilhete.
- Remetente: quem escreve o bilhete.
- Corpo de Texto: mensagem curta que será transmitida. Inclui, portanto, o assunto (tema).
- Despedida: na linguagem informal pode ser: beijos, abraços, se cuida, dentre outros.
- Data: dia em que o bilhete foi escrito
APRESENTAÇÃO DO CARTAZ CONTENDO O BILHETE:
Leitura
do bilhete em voz alta pelo professor pedindo que os alunos lhe acompanhem.
No
bilhete deve estar com cores diferentes: VERMELHO para quem vamos mandar
(destinatário). VERDE para quem esta mandando (remetente) e AMARELO o assunto
principal do bilhete.
Atividade
3:
·
Fazer com
os alunos no coletivo, um bilhete para a monitora de biblioteca da escola, tendo
a professora como escriba. (sugerir gêneros textuais para a próxima aula da
turma)
·
Participar
da produção coletiva de um texto de relevância social: um bilhete para a
monitora da biblioteca juntamente com os alunos.
·
Voltar ao cartaz do bilhete da
aula anterior para que as crianças observem a organização de um bilhete.
·
Pergunte-lhes quais
informações precisam constar desse bilhete e anote-as num canto da lousa.
·
Solicite-lhes que pense qual
seria o melhor jeito de começar, e escreva tudo que eles falarem. Por exemplo,
alguns podem começar diretamente:
·
Discutir com eles e sugerir
adequações, lembrando para quem e para que é o bilhete e perguntando se não
haveria uma forma mais completa de iniciá-lo.
·
Ao longo da produção, é
importante que você releia o que já foi escrito, aponte incoerências e
repetições e sempre dê a eles a oportunidade de opinar e sugerir.
·
Leitura
do bilhete fazendo os ajustes necessários.
·
Leitura
do bilhete no cartaz que a turma fez para a monitora de biblioteca da escola.
·
Leitura
pelo professor e alunos coletivamente.
·
Em
seguida fazer a entrega do bilhete junto com a turma.
Atividade
4:
·
Apresentação
de um bilhete no cartaz sem destinatário, remetente e data.
·
Leitura
pelo professor.
·
Leitura
coletiva.
Questionar:
·
Que tipo
de texto é esse?
·
Qual é a
mensagem?
·
Esta
faltando alguma coisa? O que?
·
Caso o
aluno não descubra, retomar o bilhete anterior exposto na sala e fazer a
leitura para descobrir o que tem de diferente entre um e outro.
·
Após
descobrir o que esta faltando no bilhete distribuir um bilhete incompleto
(digitado) para os alunos completarem com auxilio do professor
·
Após os
alunos completarem o bilhete, realizar a leitura do bilhete.
Atividade
5:
·
Conto
clássico (Rapunzel) ou outros em que a professora venha propor uma situação em
que possa fazer a escrita de um bilhete pelos personagens.
·
Apresentação
do conto clássico
·
Leitura
pela professora
·
Questionar:
·
Quem são
os personagens?
·
O que
aconteceu com eles?
·
Apresentar
um bilhete (cartaz) que a bruxa fez para Rapunzel e o Príncipe.
Queridos Príncipe e Rapunzel
Estou muito
arrependida.
Quero pedir perdão a
vocês. Prometo que nunca mais farei maldades e se me libertarem, irei embora
para bem longe.
Por favor, tirem-me
daqui!!
Com desespero,
Dona Bruxa!
24/10/2016
|
·
Qual
personagem da historia deixou o bilhete?
·
O que ela
escreveu neste bilhete?
·
E você o
que escreveria?
Atividade 6: Tarefa de Casa
·
Ajude
Rapunzel e o Príncipe a responderem o bilhete da Bruxa.
·
Vamos
escrever! (Cada aluno irá escrever o seu bilhete do seu jeito)
Nenhum comentário:
Postar um comentário