domingo, 16 de abril de 2017

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LINGUAGEM: BILHETE



Justificativa:                                                                                           
A aprendizagem da linguagem oral e escrita é elemento importante para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
Os meios de comunicação são veículos importantes que podem ser utilizados como instrumentos de apoio para desenvolver a oralidade e escrita que consequentemente irá desenvolver autonomia (oralidade escrita estimulando nossas crianças).
Por isso é necessário realizar diferentes atividades como: brincar de correio, telefone sem fio, carta, bilhete lista de nomes, possibilitando as crianças a se familiarizarem com os gêneros quando são trabalhadas de forma lúdica e prazerosa as crianças tendem a aprender.
Ao trabalhar este conteúdo pretendemos por meio da oralidade e da escrita mobilizar a escola e todos envolvidos sobre a importância de nos comunicarmos através da escrita de bilhete.

Objetivos:
  • Identificar outras formas de se enviar mensagens
  • Diferenciar a linguagem escrita da linguagem falada.
  • Participar da produção coletiva de um texto de relevância social: um bilhete com os dados dos colegas.
·         Escrever bilhetes de acordo com o princípio alfabético
Compreender os usos sociais (e escolares) desse gênero textual.
·         É importante reforçar o como escrever, o que escrever, a quem e porque escrever.
·         Codificar a mensagem.
·         Organizar a mensagem com sequencia lógica.
·         Empregar convenções sociais por meio de bilhetes, cartas, cartões e telegramas.

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:

Atividade 1: Sondagem.
·         Conhecer o que o aluno sabe sobre bilhete.
·         Diagnostico de bilhete: Portfólio
·         Pedir que os alunos escrevam um bilhete para mamãe do jeito que eles sabem


Atividade 2:  Conhecendo um bilhete e a estrutura de um bilhete convencional.
·         Apresentação de um bilhete escrito.
·         A professora deverá fazer a leitura do bilhete.
Questionar:
·         Vocês conhecem esse tipo de texto?
·         Que tipo de texto é esse?
·         O que é um bilhete?
·         Quem de vocês já escreveu ou recebeu um?
·         Para quem você já escreveu?
·         Então hoje iremos analisar este bilhete que esta no papel metro para aprendermos mais sobre o bilhete.
·         Quem escreveu?
·         Para quem ele escreveu?
·         Qual o assunto do bilhete?
·         Como se despediram?

O professor deverá explicar o que é um bilhete e como devemos escrevê-lo.
Bilhete é um tipo de texto cotidiano muito frequente, empregado em contextos informais e escrito entre pessoas que possuam um grau de afetividade.
Em resumo, são textos comunicativos que contém mensagens simples, os quais são escritos em pequenos papéis e enviados para a amiga de escola, irmão, mãe, dentre outros.
Por esse motivo, o bilhete utiliza uma linguagem despretensiosa, ou seja, a linguagem informal e coloquial, tendo como principal função a informativa.
Ainda que sua principal função seja informar alguém sobre algo, os usos dos bilhetes são muito amplos e podem ser escritos para fazer um convite, relatar um fato, solicitar ou avisar algo, dentre outros.
Por ser um texto que apresenta um grau de intimidade entre o emissor (quem escreve) e o receptor (quem recebe), os bilhetes admitem abreviações, apelidos, repetições, gírias, vícios de linguagem, e nem sempre estão de acordo com a norma gramatical da língua. Na maioria das vezes, são assinados pelo autor e possuem a data em que foram escritos.
Informar que o bilhete é uma das formas de comunicação mais antigas além de carta

Características do Bilhete

  • Textos cotidiano e breves
  • Escritos em primeira pessoa
  • Linguagem coloquial
  • Marcas de oralidade
  • Estrutura livre
  • Caráter informativo
  • Presença de Emissor e Receptor

Elementos do Bilhete

  • Destinatário: pessoa a quem se destina o bilhete.
  • Remetente: quem escreve o bilhete.
  • Corpo de Texto: mensagem curta que será transmitida. Inclui, portanto, o assunto (tema).
  • Despedida: na linguagem informal pode ser: beijos, abraços, se cuida, dentre outros.
  • Data: dia em que o bilhete foi escrito

APRESENTAÇÃO DO CARTAZ CONTENDO O BILHETE:

Leitura do bilhete em voz alta pelo professor pedindo que os alunos lhe acompanhem.
No bilhete deve estar com cores diferentes: VERMELHO para quem vamos mandar (destinatário). VERDE para quem esta mandando (remetente) e AMARELO o assunto principal do bilhete.


Atividade 3:  
·         Fazer com os alunos no coletivo, um bilhete para a monitora de biblioteca da escola, tendo a professora como escriba. (sugerir gêneros textuais para a próxima aula da turma)
·         Participar da produção coletiva de um texto de relevância social: um bilhete para a monitora da biblioteca juntamente com os alunos.
·         Voltar ao cartaz do bilhete da aula anterior para que as crianças observem a organização de um bilhete.
·         Pergunte-lhes quais informações precisam constar desse bilhete e anote-as num canto da lousa.
·         Solicite-lhes que pense qual seria o melhor jeito de começar, e escreva tudo que eles falarem. Por exemplo, alguns podem começar diretamente:
·         Discutir com eles e sugerir adequações, lembrando para quem e para que é o bilhete e perguntando se não haveria uma forma mais completa de iniciá-lo.
·         Ao longo da produção, é importante que você releia o que já foi escrito, aponte incoerências e repetições e sempre dê a eles a oportunidade de opinar e sugerir.
·         Leitura do bilhete fazendo os ajustes necessários.
·         Leitura do bilhete no cartaz que a turma fez para a monitora de biblioteca da escola.
·         Leitura pelo professor e alunos coletivamente.
·         Em seguida fazer a entrega do bilhete junto com a turma.


Atividade 4:
·         Apresentação de um bilhete no cartaz sem destinatário, remetente e data.
·         Leitura pelo professor.
·         Leitura coletiva.
Questionar:
·         Que tipo de texto é esse?
·         Qual é a mensagem?
·         Esta faltando alguma coisa? O que?
·         Caso o aluno não descubra, retomar o bilhete anterior exposto na sala e fazer a leitura para descobrir o que tem de diferente entre um e outro.
·         Após descobrir o que esta faltando no bilhete distribuir um bilhete incompleto (digitado) para os alunos completarem com auxilio do professor
·         Após os alunos completarem o bilhete, realizar a leitura do bilhete.

Atividade 5:
·         Conto clássico (Rapunzel) ou outros em que a professora venha propor uma situação em que possa fazer a escrita de um bilhete pelos personagens.
·         Apresentação do conto clássico
·         Leitura pela professora
·         Questionar:
·         Quem são os personagens?
·         O que aconteceu com eles?
·         Apresentar um bilhete (cartaz) que a bruxa fez para Rapunzel e o Príncipe.

Queridos Príncipe e Rapunzel
Estou muito arrependida.
Quero pedir perdão a vocês. Prometo que nunca mais farei maldades e se me libertarem, irei embora para bem longe.
Por favor, tirem-me daqui!!


Com desespero,
Dona Bruxa!
24/10/2016


·         Qual personagem da historia deixou o bilhete?
·         O que ela escreveu neste bilhete?
·         E você o que escreveria?

Atividade 6:  Tarefa de Casa
·         Ajude Rapunzel e o Príncipe a responderem o bilhete da Bruxa.
·         Vamos escrever! (Cada aluno irá escrever o seu bilhete do seu jeito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário