PLANO DE AULA DE CIÊNCIAS
Conteúdo: Os movimentos da terra –
Sistema solar
Tema: De
onde vem dia e noite?
Objetivo
geral:
·
Distinguir as diferenças entre dia e noite, e
como se dá tal fenômeno natural.
·
Conhecer as estações do Ano;
Objetivos
Específicos:
·
Relacionar os movimentos da terra ao dia e a
noite;
·
Reconhecer e compreender os movimentos de
rotação e translação, além do entendimento para diferenciá-los.
Movimentos da Terra:
Rotação, translação e estações do ano
Como
todos os corpos do Universo, a Terra também não está parada. Ela realiza
inúmeros movimentos. Os dois movimentos principais do nosso planeta são o de rotação
e o de translação, cujos efeitos sentimos no cotidiano.
Rotação
O movimento de rotação da Terra é o giro que o
planeta realiza ao redor de si mesmo, ou seja, ao redor do seu próprio eixo.
Esse movimento se faz no sentido anti-horário, de oeste para leste, e tem
duração aproximada de 24 horas. Graças ao movimento de rotação, a luz solar vai
progressivamente iluminando diferentes áreas, do que resulta a sucessão de dias
e noites nos diversos pontos da superfície terrestre.
O movimento aparente do Sol - ou seja, o
deslocamento do disco solar tal como observado a partir da superfície - ocorre
do leste para o oeste. É por isso que, há milhares de anos, o Sol serve como
referência de posição: a direção onde ele aparece pela manhã é o leste ou
nascente - e a direção onde ele desaparece no final da tarde é o oeste ou
poente.
Translação
Já o
movimento de translação é aquele que a Terra realiza ao redor do Sol junto com
os outros planetas. Em seu movimento de translação, a Terra percorre um caminho
- ou órbita - que tem a forma de uma elipse.
A velocidade média da Terra para completar uma
volta é de 365 dias, 5 horas e cerca de 48 minutos.
Esse tempo que a Terra leva para dar uma volta
completa em torno do Sol é chamado "ano".
O ano
civil, adotado por convenção, tem 365 dias. Como o ano sideral, ou o tempo real
do movimento de translação, é de 365 dias e 6 horas, a cada quatro anos temos
um ano de 366 dias, que é chamado ano bissexto.
Desenvolvimento:
·
Apresentar
o planetário ao alunos e explicar o movimento de rotação.
·
Para
estudar a translação os alunos devem fazer uma roda em torno da luminária que
ficará ao centro. Os feixes de luz podem ser simulados por linhas de barbante
que saiam do local onde está a luminária ou lanterna e cheguem até os alunos..
A bola deve passar de mão em mão até retornar ao primeiro aluno. Quando isso
acontecer a bola terá completado uma translação inteira em torno da luminária
que continuará a fazer o papel do Sol. Um dos alunos deverá girar em torno da
luminária segurando a bola de isopor enquanto os outros acompanham o movimento.
Isso mostrará que há uma diferença grande entre a rotação (girar em torno do
próprio eixo) e translação (girar em torno do Sol).
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