sábado, 8 de abril de 2017

Movimentos da Terra: Rotação, translação e estações do ano.



PLANO DE AULA DE CIÊNCIAS
Conteúdo:  Os movimentos da terra – Sistema solar
Tema: De onde vem dia e noite?
Objetivo geral:
·         Distinguir as diferenças entre dia e noite, e como se dá tal fenômeno natural.
·         Conhecer as estações do Ano;
Objetivos Específicos:
·         Relacionar os movimentos da terra ao dia e a noite;
·         Reconhecer e compreender os movimentos de rotação e translação, além do entendimento para diferenciá-los.

Movimentos da Terra:
Rotação, translação e estações do ano
Como todos os corpos do Universo, a Terra também não está parada. Ela realiza inúmeros movimentos. Os dois movimentos principais do nosso planeta são o de rotação e o de translação, cujos efeitos sentimos no cotidiano.

Rotação
O movimento de rotação da Terra é o giro que o planeta realiza ao redor de si mesmo, ou seja, ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento se faz no sentido anti-horário, de oeste para leste, e tem duração aproximada de 24 horas. Graças ao movimento de rotação, a luz solar vai progressivamente iluminando diferentes áreas, do que resulta a sucessão de dias e noites nos diversos pontos da superfície terrestre.
O movimento aparente do Sol - ou seja, o deslocamento do disco solar tal como observado a partir da superfície - ocorre do leste para o oeste. É por isso que, há milhares de anos, o Sol serve como referência de posição: a direção onde ele aparece pela manhã é o leste ou nascente - e a direção onde ele desaparece no final da tarde é o oeste ou poente.

Translação
Já o movimento de translação é aquele que a Terra realiza ao redor do Sol junto com os outros planetas. Em seu movimento de translação, a Terra percorre um caminho - ou órbita - que tem a forma de uma elipse.
A velocidade média da Terra para completar uma volta é de 365 dias, 5 horas e cerca de 48 minutos.
Esse tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol é chamado "ano".
O ano civil, adotado por convenção, tem 365 dias. Como o ano sideral, ou o tempo real do movimento de translação, é de 365 dias e 6 horas, a cada quatro anos temos um ano de 366 dias, que é chamado ano bissexto.


Desenvolvimento:
·         Apresentar o planetário ao alunos e explicar o movimento de rotação.
·         Para estudar a translação os alunos devem fazer uma roda em torno da luminária que ficará ao centro. Os feixes de luz podem ser simulados por linhas de barbante que saiam do local onde está a luminária ou lanterna e cheguem até os alunos.. A bola deve passar de mão em mão até retornar ao primeiro aluno. Quando isso acontecer a bola terá completado uma translação inteira em torno da luminária que continuará a fazer o papel do Sol. Um dos alunos deverá girar em torno da luminária segurando a bola de isopor enquanto os outros acompanham o movimento. Isso mostrará que há uma diferença grande entre a rotação (girar em torno do próprio eixo) e translação (girar em torno do Sol).

Nenhum comentário:

Postar um comentário