domingo, 23 de abril de 2017

OS CINCO SENTIDOS DO CORPO HUMANO – 1º Ano

OBJETIVOS
·         Conhecer a função dos cinco sentidos;
·         Identificar os cinco sentidos
·  Compreender a real importância de cada um deles para o funcionamento harmônico do nosso corpo;
·         Conscientizar que mesmo sem alguns dos sentidos, as pessoas poderão superar e aprender a viver sem eles.
·         Estimular as sensações;
·        Reconhecer e identificar os diferentes sons, cheiros, sabores, texturas e imagens;

ATIVIDADE 1:  "Coisas" que a gente sente: Sensações!
Para introduzir a temática sobre as sensações é interessante partir dos conhecimentos prévios que as crianças têm, bem como aguçar suas hipóteses em relação ao assunto. Iniciar as atividades com os alunos, falando eles sobre os cinco sentidos:
·         Tato      - A pele para percebermos o toque
·         Visão     - Os olhos para ver
·         Audição - O ouvido  para ouvir
·         Olfato    - O nariz para sentir o cheiro
·         Paladar  -  língua para sentir o gosto

PRIMEIRA SENTIDO – TATO
O primeiro sentido explicado é o Tato.
Material utilizado na aula: caixa surpresa (somente com um buraco para caber a mão das crianças), algodão, esponja, lixa, bola, carrinho, banana, bicho de pelúcia.
Explicar que podemos através do tato, no toque sentir a textura das coisas. Sentirmos quando o que tocamos é liso, é áspero, peludo, macio, quente, frio, gelado e até dor quando nos machucamos.
Pegar uma caixa toda fechada mas que terá uma abertura somente para a mão das crianças. Dentro colocar algodão, esponja, lixa, bola dado carrinho, banana, bicho de pelúcia.
As crianças ao colocarem a mão dentro da caixa deverão tocar no objeto e identificar no que estão tocando.
Após cumprir essas etapas, com as crianças dispostas em roda, passe a caixa e peça que uma por vez coloque a mão e selecione um objeto para tocar, oriente-a a sentir como este é.
As crianças irão sentir o objeto e sem vê-lo terão que imaginar e identificar, apenas pelas sensações, o que é.
Assim, depois de todas as crianças terem participado da atividade, em uma roda de conversa questione:
·         O que vocês sentiram?
·         Como era o que vocês tocaram?
·         Qual era o tamanho? Grande ou pequeno?
·         Ela lisinho ou enrugado?
·         O que será que ele pode ser?
 A partir da conversa com as crianças, com o auxílio de diversos materiais, como: folha A4, lápis de cor, giz de cera, etc. Peça para que cada criança reproduza, apenas pela sensação que teve, o objeto que ela sentiu. Desenhar o formato das mãos em um sulfite e pintar.   Exponha os trabalhos das crianças em um pequeno varal na sala de aula ou pela escola.

SEGUNDO SENTIDO: VISÃO
Material utilizado na aula: Bolinhas coloridas de plástico (as de piscina de bolinhas), caixas de papelão, fitas de cetim finas coloridas (vermelha, amarela, azul, laranja, verde e rosa).
Primeiro será mencionado o que é o sentido da Visão.
Com ela podemos ver as flores, o mar, papai, a mamãe, os passarinhos e podemos também a variedades de cores que existem. Podemos ver os livros, letras e imagens.
Aplicar uma atividade onde a classe será dividida em grupos e serão colocadas fitas no pulso das crianças. Cada grupo com uma cor diferente. 
Esses grupos deverão pegar o maior número de bolas correspondentes a sua cor sendo que cada grupo terá um caixa de papelão para depositarem suas bolas.

TERCEIRO SENTIDO: AUDIÇÃO
Com a audição podemos ouvir, ouvir os pássaros cantando, ouvir a voz da mamãe, do papai. Porque ouvimos conseguimos conversar com os nossos amiguinhos, podemos ouvir o que a professora está falando e diversos sons que existem no ambiente em que vivemos.
A professora faz um passeio com os alunos fora da sala de aula para que eles prestem atenção a todos os sons que ouvirem. Ao voltar à sala de aula, perguntar quais sons que eles ouviram e conseguiram identificar.
Se ainda assim tiveram alguns que não se manifestaram, colocar um CD com variedade de sons (de carro, de moto, de trem, avião, cachorro latindo, pássaro cantando, e ir perguntando que som cada um representa e, por último colocar músicas infantis. Formar uma roda e cantar fazendo gestos (musica das palminhas, música dos sentidos, música da Xuxa estátua. Mostrando assim os diferentes ritmos.
Em um ou mais CD’s grave diversos sons, como:

  • Chuva;
  • ·         Ventania;
  • ·         Água;
  • ·         Batida de madeira;
  • ·         Buzina;
  • ·         Bateria;
  • ·         Guitarra;
  • ·         Trem;
  • ·         Carro;
  • ·         Moto;
  • ·         Avião;
  • ·         Miado;
  • ·         Latido;
  • ·         Relógio;
  • ·         Choro;
  • ·         Riso;

Procedimentos:
Com as crianças dispostas em roda, crie um ambiente confortável e agradável, para isso sugere-se colocar um tapete na sala com algumas almofadas para que as crianças sentem.
Oriente-as a ficarem de olhos fechados e em silêncio para ouvirem os diferentes sons;
Com os sons de objetos e fenômenos vá questionando as crianças sobre o que tem esse som;
Pode-se levar diversas figuras que representem os mesmos e pedir para que as crianças identifiquem estes.

QUARTO SENTIDO: OLFATO
Através do olfato podemos sentir o cheiro das coisas como, o cheiro de uma fruta gostosa, da comida da mamãe, de perfume, e sentimos também os cheiros ruins como por exemplo o de Chulé.
Cheiro de quê?  Utilize diferentes materiais com cheiros diversos como:

  • ·         Limão
  • ·         Vinagre;
  • ·         Perfume doce;
  • ·         Pão;
  • ·         Sabonete;
  • ·         Shampoo;
  • ·         Livro;
  • ·         Flor;
  • ·         Madeira;

Procedimentos:
Com as crianças dispostas em círculo e com os olhos vendados, vá passando os diferentes materiais para que elas sintam o “cheiro”. Cuidado para que elas não utilizem nenhum outro sentido para descobrir esse material.
Após passar todos, esconda-os, de modo que as crianças não os encontrem;
Espalhar as diversas figuras dos materiais utilizados e pedir para que as crianças ordenem de acordo com os cheiros que foram sentindo.
Resultados:
Apenas utilizando o sentido do olfato, as crianças irão identificando, alguns com mais outros com menos facilidade, os objetos que apresentam determinado odor.


QUINTO SENTIDO: PALADAR
Através do Paladar podemos sentir o gosto do alimento que a mamãe prepara, podemos sentir quando uma fruta é doce, é salgado, é azedo, quente ou gelado.
A atividade será parecida com a do olfato. Também será apresentada uma mesa com diversos objetos. O professor colocará à venda nos olhos do aluno e pedirá para ele coma o que ele colocar no boca dele.

Hum que gostinho é esse?
Materiais:
  •          Limão;
  • ·         Doce (de sua preferência, sugere-se gelatina);
  • ·         Leite;
  • ·         Sal;
  • ·         Açúcar;
  • ·         Fruta de sua preferência;
  • ·         Legumes diversos;
  • ·         Verduras;
  • ·         Vinagre
  • ·         Outro alimento que ache interessante.

Procedimentos:
É interessante que haja um alimento diferente para cada criança, por isso o trabalho com diferentes tipos de frutas é sugerido;
Com as crianças dispostas em círculo, vende-as uma por vez e escolha um alimentos para que esta prove, apenas uma pequena quantidade e diga para esta dizer o que é, descreve-lo;
Após fazer isto com toda turma, apresente os alimentos para as crianças para que elas vejam se acertaram ou não o que era.
Em seguida, com as crianças ainda dispostas em círculo questione-as sobre o alimento experimentado:
É gostoso? Como ele é?  Doce ou salgado?
Além de aguçar o paladar das crianças, elas poderão conhecer novos alimentos e aprender a descreve-los apenas pelo sabor.
Distribuir aos alunos, desenhos relacionados ao tema da aula para pintar e escrever qual órgão do sentido ele representa.
A partir da realização de todos estes experimentos. Em uma roda de conversa, aguce a curiosidade das crianças sobre cada um dos experimentos realizados e o que sentimos em cada um deles. Sugerem-se, neste momento, as seguintes questões:
·         O que acabamos de fazer?  O que sentimos? Quais partes de nosso corpo utilizamos?
·         O que é responsável pelo que eu sinto?
Continuando a discussão da atividade anterior, a partir do registro das hipóteses das crianças, faça novos questionamentos as crianças para que estas a partir dos experimentos realizados identifiquem os órgãos responsáveis por cada sensação. Sugerem-se então, as seguintes questões:
·         Quando pegamos os objetos da caixinha o que utilizamos para isto?
·         E quando escutamos os diferentes sons?
·         E quando comemos?
·         E quando olhamos os diferentes quadros?
·         E quando cheiramos os diferentes materiais?
  
Sugerem-se as seguintes questões para que as crianças marquem o órgão responsável:
·         Para sentir o perfume de uma flor eu utilizo meu______________________
·         Para ver um lindo quadro ou ler um lindo livro eu utilizo meus______________________
·         Para comer um delicioso bolo de cenoura eu utilizo minha__________________
·         Para sentir esse ursinho fofinho eu utilizo minhas__________________________
·         Para escutar as músicas da Palavra Cantada eu utilizo meus _________________

Avaliação
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.



                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário