OBJETIVOS
·
Conhecer
a função dos cinco sentidos;
·
Identificar
os cinco sentidos
· Compreender
a real importância de cada um deles para o funcionamento harmônico do nosso
corpo;
·
Conscientizar
que mesmo sem alguns dos sentidos, as pessoas poderão superar e
aprender a viver sem eles.
·
Estimular
as sensações;
· Reconhecer
e identificar os diferentes sons, cheiros, sabores, texturas e imagens;
ATIVIDADE 1: "Coisas" que a gente sente: Sensações!
Para introduzir a
temática sobre as sensações é interessante partir dos conhecimentos prévios que
as crianças têm, bem como aguçar suas hipóteses em relação ao assunto. Iniciar
as atividades com os alunos, falando eles sobre os cinco sentidos:
·
Tato
- A pele para percebermos o toque
·
Visão
- Os olhos para ver
·
Audição
- O ouvido para ouvir
·
Olfato
- O nariz para sentir o cheiro
·
Paladar
- língua para sentir o gosto
PRIMEIRA SENTIDO – TATO
O primeiro sentido
explicado é o Tato.
Material utilizado na
aula: caixa surpresa (somente com um buraco para caber a mão das
crianças), algodão, esponja, lixa, bola, carrinho, banana, bicho de pelúcia.
Explicar que podemos
através do tato, no toque sentir a textura das coisas. Sentirmos quando o que tocamos
é liso, é áspero, peludo, macio, quente, frio, gelado e até dor quando nos
machucamos.
Pegar uma caixa toda fechada mas que terá uma abertura somente para a mão das crianças. Dentro colocar algodão, esponja, lixa, bola dado carrinho, banana, bicho de pelúcia.
As crianças ao colocarem a mão dentro da caixa deverão tocar no objeto e identificar no que estão tocando.
Após cumprir essas etapas, com as crianças dispostas em roda, passe a caixa e peça que uma por vez coloque a mão e selecione um objeto para tocar, oriente-a a sentir como este é.
Pegar uma caixa toda fechada mas que terá uma abertura somente para a mão das crianças. Dentro colocar algodão, esponja, lixa, bola dado carrinho, banana, bicho de pelúcia.
As crianças ao colocarem a mão dentro da caixa deverão tocar no objeto e identificar no que estão tocando.
Após cumprir essas etapas, com as crianças dispostas em roda, passe a caixa e peça que uma por vez coloque a mão e selecione um objeto para tocar, oriente-a a sentir como este é.
As crianças irão sentir
o objeto e sem vê-lo terão que imaginar e identificar, apenas pelas sensações,
o que é.
Assim, depois de todas
as crianças terem participado da atividade, em uma roda de conversa questione:
·
O
que vocês sentiram?
·
Como
era o que vocês tocaram?
·
Qual
era o tamanho? Grande ou pequeno?
·
Ela
lisinho ou enrugado?
·
O
que será que ele pode ser?
A
partir da conversa com as crianças, com o auxílio de diversos materiais, como:
folha A4, lápis de cor, giz de cera, etc. Peça para que cada criança reproduza,
apenas pela sensação que teve, o objeto que ela sentiu. Desenhar o formato das
mãos em um sulfite e pintar. Exponha os
trabalhos das crianças em um pequeno varal na sala de aula ou pela escola.
SEGUNDO SENTIDO: VISÃO
Material utilizado na
aula: Bolinhas coloridas de plástico (as de piscina de bolinhas), caixas de
papelão, fitas de cetim finas coloridas (vermelha, amarela, azul, laranja,
verde e rosa).
Primeiro será
mencionado o que é o sentido da Visão.
Com ela podemos ver as
flores, o mar, papai, a mamãe, os passarinhos e podemos também a variedades de
cores que existem. Podemos ver os livros, letras e imagens.
Aplicar uma atividade
onde a classe será dividida em grupos e serão colocadas fitas no
pulso das crianças. Cada grupo com uma cor diferente.
Esses grupos deverão
pegar o maior número de bolas correspondentes a sua cor sendo que cada grupo
terá um caixa de papelão para depositarem suas bolas.
TERCEIRO SENTIDO: AUDIÇÃO
Com a audição podemos
ouvir, ouvir os pássaros cantando, ouvir a voz da mamãe, do papai. Porque
ouvimos conseguimos conversar com os nossos amiguinhos, podemos ouvir o que a
professora está falando e diversos sons que existem no ambiente em que vivemos.
A professora faz um
passeio com os alunos fora da sala de aula para que eles prestem atenção a
todos os sons que ouvirem. Ao voltar à sala de aula, perguntar quais sons que
eles ouviram e conseguiram identificar.
Se ainda assim tiveram
alguns que não se manifestaram, colocar um CD com variedade de sons (de carro,
de moto, de trem, avião, cachorro latindo, pássaro cantando, e ir perguntando
que som cada um representa e, por último colocar músicas infantis. Formar uma
roda e cantar fazendo gestos (musica das palminhas, música dos sentidos, música
da Xuxa estátua. Mostrando assim os diferentes ritmos.
Em um ou mais CD’s grave diversos
sons, como:
- Chuva;
- · Ventania;
- · Água;
- · Batida de madeira;
- · Buzina;
- · Bateria;
- · Guitarra;
- · Trem;
- · Carro;
- · Moto;
- · Avião;
- · Miado;
- · Latido;
- · Relógio;
- · Choro;
- · Riso;
Procedimentos:
Com as crianças
dispostas em roda, crie um ambiente confortável e agradável, para isso
sugere-se colocar um tapete na sala com algumas almofadas para que as crianças
sentem.
Oriente-as a ficarem de
olhos fechados e em silêncio para ouvirem os diferentes sons;
Com os sons de objetos
e fenômenos vá questionando as crianças sobre o que tem esse som;
Pode-se levar diversas
figuras que representem os mesmos e pedir para que as crianças identifiquem
estes.
QUARTO SENTIDO: OLFATO
Através do olfato
podemos sentir o cheiro das coisas como, o cheiro de uma fruta gostosa, da
comida da mamãe, de perfume, e sentimos também os cheiros ruins como por
exemplo o de Chulé.
Cheiro de quê? Utilize diferentes materiais com cheiros
diversos como:
- · Limão
- · Vinagre;
- · Perfume doce;
- · Pão;
- · Sabonete;
- · Shampoo;
- · Livro;
- · Flor;
- · Madeira;
Procedimentos:
Com as crianças
dispostas em círculo e com os olhos vendados, vá passando os diferentes
materiais para que elas sintam o “cheiro”. Cuidado para que elas não utilizem
nenhum outro sentido para descobrir esse material.
Após passar todos,
esconda-os, de modo que as crianças não os encontrem;
Espalhar as diversas
figuras dos materiais utilizados e pedir para que as crianças ordenem de acordo
com os cheiros que foram sentindo.
Resultados:
Apenas utilizando o
sentido do olfato, as crianças irão identificando, alguns com mais outros com
menos facilidade, os objetos que apresentam determinado odor.
QUINTO SENTIDO: PALADAR
Através do Paladar
podemos sentir o gosto do alimento que a mamãe prepara, podemos sentir quando
uma fruta é doce, é salgado, é azedo, quente ou gelado.
A
atividade será parecida com a do olfato. Também será apresentada uma mesa com
diversos objetos. O professor colocará à venda nos olhos do aluno e pedirá para
ele coma o que ele colocar no boca dele.
Hum que gostinho é esse?
Materiais:
- Limão;
- · Doce (de sua preferência, sugere-se gelatina);
- · Leite;
- · Sal;
- · Açúcar;
- · Fruta de sua preferência;
- · Legumes diversos;
- · Verduras;
- · Vinagre
- · Outro alimento que ache interessante.
É interessante que haja
um alimento diferente para cada criança, por isso o trabalho com diferentes
tipos de frutas é sugerido;
Com as crianças
dispostas em círculo, vende-as uma por vez e escolha um alimentos para que esta
prove, apenas uma pequena quantidade e diga para esta dizer o que é,
descreve-lo;
Após fazer isto com
toda turma, apresente os alimentos para as crianças para que elas vejam se
acertaram ou não o que era.
Em seguida, com as
crianças ainda dispostas em círculo questione-as sobre o alimento experimentado:
É gostoso? Como ele
é? Doce ou salgado?
Além de aguçar o
paladar das crianças, elas poderão conhecer novos alimentos e aprender a
descreve-los apenas pelo sabor.
Distribuir
aos alunos, desenhos relacionados ao tema da aula para pintar e escrever qual
órgão do sentido ele representa.
A partir da realização
de todos estes experimentos. Em uma roda de conversa, aguce a curiosidade das
crianças sobre cada um dos experimentos realizados e o que sentimos em cada um
deles. Sugerem-se, neste momento, as seguintes questões:
·
O
que acabamos de fazer? O que sentimos? Quais
partes de nosso corpo utilizamos?
·
O
que é responsável pelo que eu sinto?
Continuando a discussão
da atividade anterior, a partir do registro das hipóteses das crianças, faça
novos questionamentos as crianças para que estas a partir dos experimentos
realizados identifiquem os órgãos responsáveis por cada sensação. Sugerem-se
então, as seguintes questões:
·
Quando
pegamos os objetos da caixinha o que utilizamos para isto?
·
E
quando escutamos os diferentes sons?
·
E
quando comemos?
·
E
quando olhamos os diferentes quadros?
·
E
quando cheiramos os diferentes materiais?
Sugerem-se as seguintes questões para
que as crianças marquem o órgão responsável:
·
Para
sentir o perfume de uma flor eu utilizo meu______________________
·
Para
ver um lindo quadro ou ler um lindo livro eu utilizo meus______________________
·
Para
comer um delicioso bolo de cenoura eu utilizo minha__________________
·
Para
sentir esse ursinho fofinho eu utilizo minhas__________________________
·
Para
escutar as músicas da Palavra Cantada eu utilizo meus _________________
Avaliação
A
avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado:
o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento
nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a
compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos,
observações, conclusões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário