segunda-feira, 17 de abril de 2017

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: PARLENDA - 1º ANO



 
APRESENTAÇÃO DO GÊNERO:
Conversa sobre parlendas que é um gênero do folclore brasileiro, usado nas brincadeiras infantis. Mesmo com a ludicidade, exerce um importante papel no desenvolvimento da criança, pois estimula a oralidade, a memorização, a expressão corporal e dentre outras habilidades.
Convidar as crianças para realizar um trabalho com o objetivo de incentivar conhecer um número maior de parlendas.
No final do trabalho memorizar e brincar com algumas parlendas.
Reconhecimento do gênero selecionado.

PESQUISA E SELEÇÃO DO GÊNERO
Pesquisar com os familiares que parlendas eles conhecem. Se possível enviarem por escrito e lerem para a criança.

LEITURA DE TEXTOS DO GÊNERO.
Explicar que parlendas são textos cujo uso tem a função de brincar com as palavras, explorando-as quanto ao ritmo e a rima.
Aproveitar os textos sugeridos pelos familiares, organizar um mural na sala. A partir daí estimular a leitura dos mesmos, lendo-os com ênfase e ritmo que o gênero exige.

FUNÇÃO SOCIAL.
·         Para que reconheçam a função social questionar:
·         Para que serve esse gênero?
·         Como geralmente tomamos conhecimento desse gênero?
·         Onde encontramos escritos?
·         Quem costuma ler textos desse gênero?
·         São textos que divertem ou ensinam? Como percebemos isso?

CONTEÚDO TEMÁTICO
As parlendas exploram um assunto? Por quê?
As parlendas não necessariamente exploram um assunto, pois a função delas é, antes, trabalhar com o ritmo e a rima por meio de organização das palavras.
Do que falam as parlendas?
Vocês já viram uma parlenda com indicação de seu autor?
Por que não aparece o nome dos autores das parlendas?

ESTRUTURA COMPOSICIONAL
Como são organizadas as parlendas?
Têm título?
São textos longos ou curtos?

SUGESTÕES DE LEITURA
Depois dessas questões, proporcionar situações de leituras:
·         individual (você lê para os alunos, apontando no texto)
·         coletiva (você aponta e todos os alunos lêem)
·         Individual (você aponta e o aluno faz tentativas de leitura).

SELEÇÃO DE UM GÊNERO - ATIVIDADES DE SISTEMATIZAÇÃO DA ESCRITA

PARLENDA
HOJE É DOMINGO,
PEDE CACHIMBO.
O CACHIMBO É DE BARRO,
BATE NO JARRO.
O JARRO É DE OURO,
BATE NO TOURO.
O TOURO É VALENTE,
CHIFRA A GENTE.
A GENTE É FRACO,
CAI NO BURACO.
O BURACO É FUNDO,
ACABOU-SE O MUNDO.
(domínio popular)

PINTE DE AMARELO, NO TEXTO, AS PALAVRAS QUE APARECEM REPETIDAS.

PINTE, NO TEXTO, AS PALAVRAS QUE TERMINAM COM O MESMO SOM OU COM UM SOM  PARECIDO.


HOJE É DOMINGO,
PEDE CACHIMBO.
O CACHIMBO É DE BARRO,
BATE NO JARRO.
O JARRO É DE OURO,
BATE NO TOURO.
O TOURO É VALENTE,
CHIFRA A GENTE.
A GENTE É FRACO,
CAI NO BURACO.
O BURACO É FUNDO,
ACABOU-SE O MUNDO.


DESCUBRA QUAIS SÃO AS PALAVRAS QUE FALTAM NA PARLENDA.
HOJE É _________________
PEDE CACHIMBO.
O ______________ É DE BARRO,
BATE NO JARRO.
O JARRO É DE _____________,
BATE NO TOURO.
O TOURO É _______________,
CHIFRA A GENTE.
A GENTE É ________________,
CAI NO BURACO.
O BURACO É___________,
ACABOU-SE O MUNDO.

PINTE OS ESPAÇOS QUE HÁ ENTRE AS PALAVRAS DO TEXTO QUE VOCÊ COMPLETOU NA ATIVIDADE ANTERIOR

VAMOS LER NOVAMENTE O TEXTO. AGORA VAMOS FAZER UMA LISTA DAS PALAVRAS QUE TERMINAM COM A MESMA LETRA.
(E)                                        (O)

_____________       _____________
_____________       _____________
_____________       _____________
_____________       _____________
_____________       _____________
_____________       _____________




ESCREVA OUTRAS DUAS PALAVRAS COM A ÚLTIMA SÍLABA DE CADA NOME:
ELEFANTE    ____________________       ____________________      
TOURO          ____________________      ____________________      
BODE             ____________________       ____________________
GATO             ____________________       ____________________
GIRAFA          ____________________       ____________________
CAVALO        ____________________       ____________________

VAMOS COLOCAR O TEXTO EM ORDEM.
O CACHIMBO É DE BARRO,
BATE NO JARRO.
O TOURO É VALENTE,
A GENTE É FRACO,
O BURACO É FUNDO,
ACABOU-SE O MUNDO.
CHIFRA A GENTE.
PEDE CACHIMBO.
BATE NO TOURO.
CAI NO BURACO.
HOJE É DOMINGO,
O JARRO É DE OURO.

AULA 1
Atividade 1 - Brincando com as parlendas
​Objetivos específicos:
1. Conhecer a parlenda e a brincadeira Corre Cutia/Lencinho na mão
2. Memorizar a parlenda

Atividade 2 - Leitura compartilhada
​Objetivos específicos:
1. Relacionar o som das palavras à grafia.
Esta atividade serve como um “gancho” para se iniciar o trabalho com as parlendas. Você precisará apenas de um lenço! Leve os alunos para uma área ampla, onde ensinará as regras da brincadeira Corre Cutia/Lencinho atrás.
​Regra: Peça para todos os alunos sentarem em uma roda com as pernas cruzadas. A criança escolhida para ficar inicialmente com o lenço corre ao redor da roda enquanto o grupo fala a parlenda. A criança deixa então o lenço cair atrás de alguém da roda e este deverá perceber, pegar o lenço e correr atrás de quem jogou antes que este sente no seu lugar. Se conseguir pegar, aquele que jogou ele será o próximo a jogar o lenço, se não conseguir quem jogou o lenço continuará segurando o lenço para jogar atrás de outra pessoa.
​Além de se divertirem, as crianças terão a oportunidade de memorizar a parlenda.
Observe a interação das crianças na brincadeira proposta e se conseguem ao final da atividade cantar a parlenda de cor.

Atividade 3 - Leitura compartilhada
Objetivos específicos:
1. Memorizar a parlenda.
2. Relacionar o som das palavras à grafia
​Entregue aos alunos uma cópia da parlenda em uma folha sulfite para que acompanhem a sua leitura. Depois, peça que os alunos leiam em voz alta a parlenda seguindo com você a leitura. Continue observando se os alunos conseguem acompanhar a leitura, adequando o som à grafia.
​​Preparar antecipadamente um cartaz com a parlenda Corre Cutia escrita em letras grandes e de formato bastão maiúscula. Em sala de aula, ler a parlenda algumas vezes para os alunos seguindo a leitura com o dedo, adequando o som à grafia.
 

Atividade 4 – Muitas Palavras
 Objetivos específicos:
1. Reconhecer as palavras como parte do texto.
Peça aos alunos que, na folha sulfite, separem por barras todas as palavras da parlenda usando lápis colorido e observe se as crianças conseguem fazer a separação das palavras corretamente.

AULA 2
Atividade 1 – Roda de conversa
​Objetivos específicos:
1. Desenvolver a oralidade
Em uma roda de conversas, relembre seus alunos das atividades realizadas com a parlenda Corre Cutia realizada em aula anterior. Explique o que farão, ao longo do bimestre/semestre: elaboração de murais com as parlendas trabalhadas e um recital para os colegas. Ouça as idéias e opiniões das crianças e anote-as para usá-las em seu projeto.
Atividade 2 – Relembrando a Parlenda
Objetivos específicos:
1. Memorizar a parlenda
2. Relacionar o som das palavras à grafia
​Leia novamente a parlenda Corre Cutia utilizando o cartaz já exposto, seguindo a leitura com o dedo, adequando o som à grafia. Releia a parlenda, desta vez junto com os alunos, sempre adequando o som à grafia. Em seguida peça que recitem sozinhos a parlenda. Observem se todos já conseguiram memorizá-la e se adequam corretamente o som das palavras à grafia.

​Atividade 3 – Ilustrando a parlenda
Objetivos específicos:
1. Desenvolver a criatividade
Proponha que as crianças ilustrem a parlenda Corre Cutia. Disponibilize o material necessário para a elaboração do desenho orientando os alunos para utilizarem os materiais diversos. Pode ser usada a sala de artes e diversos materiais como papeis coloridos, tintas guache, pincel lápis coloridos, gliter, cola, sementes, etc.
Exponha os desenhos no mural ao lado do cartaz com a parlenda Corre Cutia.

AULA 3
Atividade 1 - Quebrando a cabeça / Eu-nós-vocês
Objetivos específicos:
1. Desenvolver a participação em trabalhos em grupo
2. Refletir sobre a língua escrita
​Escreva previamente em uma cartolina a parlenda Corre Cutia e recorte cada verso. Deixe-os sobre sua mesa na sala de aula.
Ao início da atividade, explique aos alunos que os versos da parlenda estão misturados e que todos devem organizar a parlenda.
A professora faz a mesma atividade em cartaz para expor no quadro para os alunos.
 
CORRE CUTIA,
NA CASA DA TIA.
CORRE CIPÓ,
NA CASA DA VÓ.
LENCINHO NA MÃO,
CAIU NO CHÃO.
MOÇA BONITA,
DO MEU CORAÇÃO.
 

Verifique se a montagem dos versos pelo grupo foi realizada corretamente. E também se os alunos conseguiram montar individualmente os versos da parlenda. Não se esqueça de observar como foi a participação de cada aluno na montagem da parlenda!

AULA 4
​Atividade 1 - Escrevendo a parlenda Corre Cutia
 Objetivos específicos:
1. Desenvolver a escrita
2. Desenvolver a participação em trabalhos em grupo
Explique aos alunos que cada um deverá escrever em uma folha de papel a parlenda Corre Cutia sem a utilização de um modelo. Observe as diferentes escritas realizadas por cada criança.

​Atividade 2 - Recriando uma Parlenda
 Objetivos específicos:
1. Desenvolver escrita.
2. Desenvolver a participação em trabalhos em grupo
3. Desenvolver a criatividade
Exponha o cartaz com a parlenda Corre Cutia onde todas as duplas, já separadas na atividade anterior, possam ver. Explicar a elas que irão criar uma nova parlenda, utilizando como base aquela exposta no cartaz.
​Exemplo:
Corre Jacaré
Na casa do José.
Corre rato
Na casa do gato...
Assim como anteriormente, observe as diferentes escritas realizadas por cada criança e como cada criança colaborou na escrita.
​As parlendas criadas pelas crianças também ficarão expostas no mural correspondente – O da parlenda Corre Cutia.


AULA 3

Atividade 1 – O Grande Final

 Objetivos específicos:
1. Desenvolver a escrita
2. Desenvolver a oralidade
3. Desenvolver a participação em trabalhos em grupo
4. Desenvolver a criatividade

Exponha o cartaz com a parlenda Corre Cutia onde todos os alunos possam ver pois esta atividade será realizada coletivamente, com todos os alunos.

Explique ao grupo que irão criar juntos uma nova parlenda, utilizando como base aquela exposta no cartaz. Você será o escriba do grupo.
PINTE DE AMARELO OS ESPAÇOS ENTRE AS PALAVRAS.



CIRCULAR DE AZUL CLARO AS PALAVRAS QUE RIMAM.


COPIE AS PALAVRAS QUE RIMAM ABAIXO:
________________   ________________   ________________   ________________
________________   ________________   ________________   ________________


ORGANIZE O TEXTO NA ORDEM CORRETA:
NA CASA DA VÓ.
LENCINHO NA MÃO,
CORRE CIPÓ,
NA CASA DA TIA.
CAIU NO CHÃO.
MOÇA BONITA,
CORRE CUTIA,
DO MEU CORAÇÃO.

 



Um comentário: