APRESENTAÇÃO
DO GÊNERO:
Conversa sobre
parlendas que é um gênero do folclore brasileiro, usado nas brincadeiras
infantis. Mesmo com a ludicidade, exerce um importante papel no desenvolvimento
da criança, pois estimula a oralidade, a memorização, a expressão corporal e
dentre outras habilidades.
Convidar as crianças
para realizar um trabalho com o objetivo de incentivar conhecer um número maior
de parlendas.
No final do trabalho
memorizar e brincar com algumas parlendas.
Reconhecimento do
gênero selecionado.
PESQUISA
E SELEÇÃO DO GÊNERO
Pesquisar com os
familiares que parlendas eles conhecem. Se possível enviarem por escrito e
lerem para a criança.
LEITURA
DE TEXTOS DO GÊNERO.
Explicar que parlendas
são textos cujo uso tem a função de brincar com as palavras, explorando-as
quanto ao ritmo e a rima.
Aproveitar os textos
sugeridos pelos familiares, organizar um mural na sala. A partir daí estimular
a leitura dos mesmos, lendo-os com ênfase e ritmo que o gênero exige.
FUNÇÃO
SOCIAL.
·
Para
que reconheçam a função social questionar:
·
Para
que serve esse gênero?
·
Como
geralmente tomamos conhecimento desse gênero?
·
Onde
encontramos escritos?
·
Quem
costuma ler textos desse gênero?
·
São
textos que divertem ou ensinam? Como percebemos isso?
CONTEÚDO TEMÁTICO
As parlendas exploram
um assunto? Por quê?
As parlendas não
necessariamente exploram um assunto, pois a função delas é, antes, trabalhar
com o ritmo e a rima por meio de organização das palavras.
Do que falam as parlendas?
Vocês já viram uma
parlenda com indicação de seu autor?
Por que não aparece o
nome dos autores das parlendas?
ESTRUTURA COMPOSICIONAL
Como são organizadas as
parlendas?
Têm título?
São textos longos ou
curtos?
SUGESTÕES
DE LEITURA
Depois dessas questões,
proporcionar situações de leituras:
·
individual
(você lê para os alunos, apontando no texto)
·
coletiva
(você aponta e todos os alunos lêem)
·
Individual
(você aponta e o aluno faz tentativas de leitura).
SELEÇÃO DE UM GÊNERO - ATIVIDADES
DE SISTEMATIZAÇÃO DA ESCRITA
PARLENDA
HOJE É
DOMINGO,
PEDE CACHIMBO.
O CACHIMBO É DE BARRO,
BATE NO JARRO.
O JARRO É DE OURO,
BATE NO TOURO.
O TOURO É VALENTE,
CHIFRA A GENTE.
A GENTE É FRACO,
CAI NO BURACO.
O BURACO É FUNDO,
ACABOU-SE O MUNDO.
(domínio popular)
PEDE CACHIMBO.
O CACHIMBO É DE BARRO,
BATE NO JARRO.
O JARRO É DE OURO,
BATE NO TOURO.
O TOURO É VALENTE,
CHIFRA A GENTE.
A GENTE É FRACO,
CAI NO BURACO.
O BURACO É FUNDO,
ACABOU-SE O MUNDO.
(domínio popular)
PINTE DE AMARELO, NO TEXTO,
AS PALAVRAS QUE APARECEM REPETIDAS.
PINTE, NO TEXTO, AS
PALAVRAS QUE TERMINAM COM O MESMO SOM OU COM UM SOM PARECIDO.
HOJE É DOMINGO,
PEDE CACHIMBO.
O CACHIMBO É DE BARRO,
BATE NO JARRO.
O JARRO É DE OURO,
BATE NO TOURO.
O TOURO É VALENTE,
CHIFRA A GENTE.
A GENTE É FRACO,
CAI NO BURACO.
O BURACO É FUNDO,
ACABOU-SE O MUNDO.
PEDE CACHIMBO.
O CACHIMBO É DE BARRO,
BATE NO JARRO.
O JARRO É DE OURO,
BATE NO TOURO.
O TOURO É VALENTE,
CHIFRA A GENTE.
A GENTE É FRACO,
CAI NO BURACO.
O BURACO É FUNDO,
ACABOU-SE O MUNDO.
DESCUBRA
QUAIS SÃO AS PALAVRAS QUE FALTAM NA PARLENDA.
HOJE É _________________
PEDE CACHIMBO.
O ______________ É DE BARRO,
BATE NO JARRO.
O JARRO É DE _____________,
BATE NO TOURO.
O TOURO É _______________,
CHIFRA A GENTE.
A GENTE É ________________,
CAI NO BURACO.
O BURACO É___________,
ACABOU-SE O MUNDO.
HOJE É _________________
PEDE CACHIMBO.
O ______________ É DE BARRO,
BATE NO JARRO.
O JARRO É DE _____________,
BATE NO TOURO.
O TOURO É _______________,
CHIFRA A GENTE.
A GENTE É ________________,
CAI NO BURACO.
O BURACO É___________,
ACABOU-SE O MUNDO.
PINTE OS ESPAÇOS QUE HÁ ENTRE AS PALAVRAS DO TEXTO QUE VOCÊ COMPLETOU NA ATIVIDADE ANTERIOR
VAMOS LER NOVAMENTE O
TEXTO. AGORA VAMOS FAZER UMA LISTA DAS PALAVRAS QUE TERMINAM COM A MESMA LETRA.
(E) (O)
_____________ _____________
_____________ _____________
_____________ _____________
_____________ _____________
_____________ _____________
_____________ _____________
_____________ _____________
_____________ _____________
_____________ _____________
_____________ _____________
_____________ _____________
ESCREVA OUTRAS DUAS PALAVRAS COM A
ÚLTIMA SÍLABA DE CADA NOME:
ELEFANTE ____________________ ____________________
TOURO ____________________ ____________________
BODE ____________________ ____________________
GATO ____________________ ____________________
GIRAFA ____________________ ____________________
CAVALO ____________________ ____________________
VAMOS COLOCAR O TEXTO EM ORDEM.
ELEFANTE ____________________ ____________________
TOURO ____________________ ____________________
BODE ____________________ ____________________
GATO ____________________ ____________________
GIRAFA ____________________ ____________________
CAVALO ____________________ ____________________
VAMOS COLOCAR O TEXTO EM ORDEM.
O CACHIMBO É DE BARRO,
|
BATE NO JARRO.
|
O TOURO É VALENTE,
|
A GENTE É FRACO,
|
O BURACO É FUNDO,
|
ACABOU-SE O MUNDO.
|
CHIFRA A GENTE.
|
PEDE CACHIMBO.
|
BATE NO TOURO.
|
CAI NO BURACO.
|
HOJE É DOMINGO,
|
O JARRO É DE OURO.
|
AULA
1
Atividade
1 - Brincando com as parlendas
Objetivos específicos:
1. Conhecer a parlenda e a brincadeira Corre Cutia/Lencinho na mão
2. Memorizar a parlenda
1. Conhecer a parlenda e a brincadeira Corre Cutia/Lencinho na mão
2. Memorizar a parlenda
Atividade
2 - Leitura compartilhada
Objetivos específicos:
1. Relacionar o som das palavras
à grafia.
Esta atividade serve como um
“gancho” para se iniciar o trabalho com as parlendas. Você precisará apenas de
um lenço! Leve os alunos para uma área ampla, onde ensinará as regras da
brincadeira Corre Cutia/Lencinho atrás.
Regra: Peça para todos os alunos
sentarem em uma roda com as pernas cruzadas. A criança escolhida para ficar
inicialmente com o lenço corre ao redor da roda enquanto o grupo fala a
parlenda. A criança deixa então o lenço cair atrás de alguém da roda e este
deverá perceber, pegar o lenço e correr atrás de quem jogou antes que este
sente no seu lugar. Se conseguir pegar, aquele que jogou ele será o próximo a
jogar o lenço, se não conseguir quem jogou o lenço continuará segurando o lenço
para jogar atrás de outra pessoa.
Além de se divertirem, as crianças terão a
oportunidade de memorizar a parlenda.
Observe a interação das crianças na brincadeira proposta e se conseguem
ao final da atividade cantar a parlenda de cor.
Atividade
3 - Leitura compartilhada
Objetivos específicos:
1. Memorizar a parlenda.
2. Relacionar o som das palavras à grafia
1. Memorizar a parlenda.
2. Relacionar o som das palavras à grafia
Entregue aos alunos uma cópia da
parlenda em uma folha sulfite para que acompanhem a sua leitura. Depois, peça
que os alunos leiam em voz alta a parlenda seguindo com você a leitura.
Continue observando se os alunos conseguem acompanhar a leitura, adequando o
som à grafia.
Preparar antecipadamente um
cartaz com a parlenda Corre Cutia escrita em letras grandes e de formato bastão
maiúscula. Em sala de aula, ler a parlenda algumas vezes para os alunos seguindo
a leitura com o dedo, adequando o som à grafia.
Atividade
4 – Muitas Palavras
Objetivos específicos:
1. Reconhecer as palavras como parte do texto.
1. Reconhecer as palavras como parte do texto.
Peça aos alunos que, na folha
sulfite, separem por barras todas as palavras da parlenda usando lápis colorido
e observe se as crianças conseguem fazer a separação das palavras corretamente.
AULA
2
Atividade
1 – Roda de conversa
Objetivos específicos:
1. Desenvolver a oralidade
1. Desenvolver a oralidade
Em uma roda de conversas,
relembre seus alunos das atividades realizadas com a parlenda Corre Cutia
realizada em aula anterior. Explique o que farão, ao longo do
bimestre/semestre: elaboração de murais com as parlendas trabalhadas e um
recital para os colegas. Ouça as idéias e opiniões das crianças e anote-as para
usá-las em seu projeto.
Atividade
2 – Relembrando a Parlenda
Objetivos específicos:
1. Memorizar a parlenda
2. Relacionar o som das palavras à grafia
1. Memorizar a parlenda
2. Relacionar o som das palavras à grafia
Leia novamente a parlenda Corre
Cutia utilizando o cartaz já exposto, seguindo a leitura com o dedo, adequando
o som à grafia. Releia a parlenda, desta vez junto com os alunos, sempre
adequando o som à grafia. Em seguida peça que recitem sozinhos a parlenda.
Observem se todos já conseguiram memorizá-la e se adequam corretamente o som
das palavras à grafia.
Atividade
3 – Ilustrando a parlenda
Objetivos específicos:
1. Desenvolver a criatividade
1. Desenvolver a criatividade
Proponha que as crianças ilustrem a parlenda Corre
Cutia. Disponibilize o material necessário para a elaboração do desenho
orientando os alunos para utilizarem os materiais diversos. Pode ser usada a
sala de artes e diversos materiais como papeis coloridos, tintas guache, pincel
lápis coloridos, gliter, cola, sementes, etc.
Exponha os desenhos no mural ao lado do cartaz com
a parlenda Corre Cutia.
AULA
3
Atividade
1 - Quebrando a cabeça / Eu-nós-vocês
Objetivos específicos:
1. Desenvolver a participação em trabalhos em grupo
2. Refletir sobre a língua escrita
1. Desenvolver a participação em trabalhos em grupo
2. Refletir sobre a língua escrita
Escreva previamente em uma
cartolina a parlenda Corre Cutia e recorte cada verso. Deixe-os sobre sua mesa
na sala de aula.
Ao início da atividade, explique aos alunos que os versos da parlenda
estão misturados e que todos devem organizar a parlenda.
A professora faz a mesma atividade em cartaz para expor no quadro para
os alunos.
CORRE CUTIA,
NA CASA DA TIA.
CORRE CIPÓ,
NA CASA DA VÓ.
LENCINHO NA MÃO,
CAIU NO CHÃO.
MOÇA BONITA,
DO MEU CORAÇÃO.
Verifique se a montagem dos
versos pelo grupo foi realizada corretamente. E também se os alunos conseguiram
montar individualmente os versos da parlenda. Não se esqueça de observar como
foi a participação de cada aluno na montagem da parlenda!
AULA
4
Atividade
1 - Escrevendo a parlenda Corre Cutia
Objetivos específicos:
1. Desenvolver a escrita
2. Desenvolver a participação em trabalhos em grupo
1. Desenvolver a escrita
2. Desenvolver a participação em trabalhos em grupo
Explique aos alunos que cada um deverá escrever em
uma folha de papel a parlenda Corre Cutia sem a utilização de um modelo.
Observe as diferentes escritas realizadas por cada criança.
Atividade
2 - Recriando uma Parlenda
Objetivos específicos:
1. Desenvolver escrita.
2. Desenvolver a participação em trabalhos em grupo
3. Desenvolver a criatividade
1. Desenvolver escrita.
2. Desenvolver a participação em trabalhos em grupo
3. Desenvolver a criatividade
Exponha o cartaz com a parlenda Corre Cutia onde
todas as duplas, já separadas na atividade anterior, possam ver. Explicar a
elas que irão criar uma nova parlenda, utilizando como base aquela exposta no
cartaz.
Exemplo:
Corre Jacaré
Na casa do José.
Corre Jacaré
Na casa do José.
Corre rato
Na casa do gato...
Assim como anteriormente, observe as diferentes
escritas realizadas por cada criança e como cada criança colaborou na escrita.
As parlendas criadas pelas crianças também ficarão
expostas no mural correspondente – O da parlenda Corre Cutia.
AULA 3
Atividade
1 – O Grande Final
Objetivos específicos:
1. Desenvolver a escrita
2. Desenvolver a oralidade
3. Desenvolver a participação em trabalhos em grupo
4. Desenvolver a criatividade
1. Desenvolver a escrita
2. Desenvolver a oralidade
3. Desenvolver a participação em trabalhos em grupo
4. Desenvolver a criatividade
Exponha
o cartaz com a parlenda Corre Cutia onde todos os alunos possam ver pois esta
atividade será realizada coletivamente, com todos os alunos.
Explique
ao grupo que irão criar juntos uma nova parlenda, utilizando como base aquela
exposta no cartaz. Você será o escriba do grupo.
PINTE DE AMARELO OS ESPAÇOS ENTRE AS
PALAVRAS.
CIRCULAR DE AZUL CLARO AS PALAVRAS QUE
RIMAM.
COPIE AS PALAVRAS QUE RIMAM ABAIXO:
________________ ________________ ________________ ________________
________________ ________________ ________________ ________________
ORGANIZE
O TEXTO NA ORDEM CORRETA:
NA CASA
DA VÓ.
|
LENCINHO
NA MÃO,
|
CORRE
CIPÓ,
|
NA CASA
DA TIA.
|
CAIU NO
CHÃO.
|
MOÇA
BONITA,
|
CORRE
CUTIA,
|
DO MEU
CORAÇÃO.
|
amei
ResponderExcluir